Enfrentado o estresse

Imagem relacionada

Dias corridos, rotina e muito cansaço - tudo isso fica mais intenso quando o fim do ano se aproxima, pois é uma época em que as pessoas estão em plena atividade, concluindo etapas e entregando resultados do trabalho de todo um ano.

Mas o que fazer quando o estresse ultrapassa os limites? Como conciliar família, emprego e compromissos sociais? A Teoria do Estresse, descrita pelo médico Hans Seyle em 1936, sugere algumas dicas que podem ajudar:

Planeje-se: organizar horários e compromissos pode ser uma boa saída para eleger as prioridades da semana e otimizar o tempo.

Trate-se bem: cuide de seu corpo, busque uma alimentação saudável, reduzindo açúcares e gordura. Se possível, faça uma caminhada, ande de bicicleta, jogue bola com os amigos ou alguma outra atividade ao ar livre.

Relaxe: encontre alguma atividade que lhe traga bem estar, como ouvir música, apreciar uma paisagem, assistir a um filme, fazer artesanato ou atividades manuais, meditação, ler livros, etc.

Cuide das expectativas: muitas vezes esperamos muito de nós mesmos ou dos outros. Isso pode aumentar nossa ansiedade, levando-nos à frustração e tristeza, caso as metas traçadas não sejam alcansadas.

Durma bem: busque ter qualidade de sono em um ambiente calmo. Durma tempo suficiente para repor as energias, sem exceder muitas horas de sono ou dormir pouco.

Sorria: por mais cansativa que seja sua rotina, as pessoas à sua volta pouco conhecem seus desafios pessoais. Um sorriso pode quebrar momentos de tensão e deixar seu dia bem mais leve.

Cuidar de sua saúde mental é muito importante e o estresse, quando não tratado pode comprometer gravemente a saúde física e emocional. Por isso, sempre que necessário conte com um profissional Psicólogo (a) para ajudar.

Shirley Silva Costa
Psicóloga | CRP 07/27644

Contato: shirleyscost@gmail.com

Atendimentos em Porto Alegre - RS:
Sábados - das 9h às 14h.
Av. Bento Gonçalves, 1403. Sl 1504
Bairro Partenon

Prumoclin. Rua Sofia Veloso, 159. Cidade Baixa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobrecarga de Trabalho Mental das Mulheres

O que eles falam sobre o jovem não é sério

Mulheres Intelectualizadas