Enfrentado o estresse

Imagem relacionada

Dias corridos, rotina e muito cansaço - tudo isso fica mais intenso quando o fim do ano se aproxima, pois é uma época em que as pessoas estão em plena atividade, concluindo etapas e entregando resultados do trabalho de todo um ano.

Mas o que fazer quando o estresse ultrapassa os limites? Como conciliar família, emprego e compromissos sociais? A Teoria do Estresse, descrita pelo médico Hans Seyle em 1936, sugere algumas dicas que podem ajudar:

Planeje-se: organizar horários e compromissos pode ser uma boa saída para eleger as prioridades da semana e otimizar o tempo.

Trate-se bem: cuide de seu corpo, busque uma alimentação saudável, reduzindo açúcares e gordura. Se possível, faça uma caminhada, ande de bicicleta, jogue bola com os amigos ou alguma outra atividade ao ar livre.

Relaxe: encontre alguma atividade que lhe traga bem estar, como ouvir música, apreciar uma paisagem, assistir a um filme, fazer artesanato ou atividades manuais, meditação, ler livros, etc.

Cuide das expectativas: muitas vezes esperamos muito de nós mesmos ou dos outros. Isso pode aumentar nossa ansiedade, levando-nos à frustração e tristeza, caso as metas traçadas não sejam alcansadas.

Durma bem: busque ter qualidade de sono em um ambiente calmo. Durma tempo suficiente para repor as energias, sem exceder muitas horas de sono ou dormir pouco.

Sorria: por mais cansativa que seja sua rotina, as pessoas à sua volta pouco conhecem seus desafios pessoais. Um sorriso pode quebrar momentos de tensão e deixar seu dia bem mais leve.

Cuidar de sua saúde mental é muito importante e o estresse, quando não tratado pode comprometer gravemente a saúde física e emocional. Por isso, sempre que necessário conte com um profissional Psicólogo (a) para ajudar.

Shirley Silva Costa
Psicóloga | CRP 07/27644

Contato: shirleyscost@gmail.com

Atendimentos em Porto Alegre - RS:
Sábados - das 9h às 14h.
Av. Bento Gonçalves, 1403. Sl 1504
Bairro Partenon

Prumoclin. Rua Sofia Veloso, 159. Cidade Baixa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música e Psicologia na promoção de saúde

Sobrecarga de Trabalho Mental das Mulheres

Sobre a romantização da maternidade