Informações sobre atendimento clínico

Imagem relacionada

A Psicologia Clínica é aquela na qual o paciente expõe para o (a) psicólogo (a) os motivos que o levaram a buscar ajuda e que lhe causam sofrimento emocional. Estes motivos podem ser os mais variados: dificuldades de relacionamento com a família ou no trabalho; ansiedade; depressão; problemas de saúde, com agravamento psíquico; baixo desempenho escolar de crianças e adolescentes e, cada vez mais comum, para jovens universitários; dificuldades na educação dos filhos, entre tantos outros.

A psicoterapia é um processo em que psicóloga e paciente poderão, juntos, pensar sobre meios e modos de enfrentamento diante de um sofrimento afetivo. Seu principal objetivo é que os pacientes possam se conhecer e fortalecer emocionalmente, para que alcancem uma melhor qualidade de vida. Consequentemente, isso se reflete no auto cuidado, no bem estar consigo mesmo e com seu círculo social, na motivação para viver e na forma como encara as dificuldades pessoais.

A psicoterapia ocorre pelo menos uma vez por semana e é compreendida como um processo, necessitando, portanto, de tempo e frequência para que se perceba seus efeitos. Quando o paciente é menor de idade (criança ou adolescente) é necessário que, periodicamente os pais ou cuidadores também sejam ouvidos, com o objetivo de orientá-los e auxiliá-los quanto ao processo terapêutico de seus dependentes.

Tanto para adultos quanto para menores de idade, se fazem as combinações necessárias para o tratamento, diretamente entre psicóloga e paciente. Contudo, quando o paciente também está em acompanhamento psiquiátrico, busca-se o médico responsável para um alinhamento entre o tratamento medicamentoso e o psicoterapêutico. 

Fiz minha graduação em Psicologia na PUCRS, em Porto Alegre. Durante a faculdade escolhi duas áreas para prática profissional: a Clínica de orientação psicanalítica e a Psicologia Social Comunitária. Em ambas experiências atendi crianças, adolescentes e adultos, valendo-me da escuta como principal metodologia para auxiliar os pacientes em seus sofrimentos.

Além do trabalho que realizo com atendimentos clínicos, tenho experiência em intervenções com música em ambiente ambulatorial, para pessoas em tratamento de câncer e outras doenças auto-imunes. Atualmente, também sou psicóloga do Programa de Oportunidades e Direitos, desenvolvimento pelo CIEE-RS, onde trabalho diretamente com adolescentes em vulnerabilidades social e suas famílias.

Endereços:

Sábados - das 9h às 14h.
Av. Bento Gonçalves, 1403. Sl 1504
Bairro Partenon

Terças-feiras - das 18h às 20h.
Prumoclin
Rua Sofia Veloso, 159. Cidade Baixa.
Porto Alegre - RS

Contato: shirleyscost@gmail.com
Facebook: @psicologiatodosdias
CRP: 07/27644

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música e Psicologia na promoção de saúde

Sobrecarga de Trabalho Mental das Mulheres

Sobre a romantização da maternidade